Comissão de Saúde Pública em ação

No dia 17 de agosto de 2017, às 09h30, no plenário 07 do Anexo II da Câmera dos Deputados, em Brasília, aconteceu uma Audiência Pública realizada pela Comissão de Seguridade Social e Família cujo tema foi “Debater a Disfunção Temporomandibular (DTM)” (Requerimento nº 584/17, do Deputado Antonio Brito).

Participaram deste momento Dr. Samir Najjar – Presidente do CRO –DF, Dr. Joao Henrique Padula e  Dr. Roberto Brígído de Nazareth Pedras – como representantes da SBDOF. A mesa de convidados contou ainda com a Dra. Simone Carrara, Cirurgã-Dentista Especialista em Dor Orofacial e DTM, Carolina Martins José dos Santos, Coordenadora Geral de Saúde Bucal – Substituta – Representante do Ministério da Saúde, além dos deputados Antônio Brito, Rodrigues Martins, Zé Augusto Nalin, Expedito Neto e Carmen Zanotto.

Alguns avanços estruturais já foram previstos. A proposta de uma nova Comissão que seguisse debatendo o tema juntos aos parlamentares e sociedade foi bem recebida pelo presidente Dr. Iran Gonçalves. A ideia é que os diretores dos planos de saúde sejam convocados, assim como os membros da Tecnologia do Sistema de Saúde. Alem disso, a inclusão da DTM e DOF como conteúdo obrigatório na graduação do curso de odontologia foi debatida.

No Brasil, é relevante o número de pessoas que necessitam de tratamento contínuo para esta patologia e, por isso, estruturar o atendimento e tratamento a estes portadores é responsabilidade de todos as pessoas, entidades e órgãos acionados.

21016115_1430054903751633_3451983290202020871_o