#Saúde Pública – Ações da Comissão

No dia 27/07/2017, a Comissão de Saúde pública representada pelo seu coordenador, Dr. Roberto Pedras, e pelo Dr. João Henrique Padula, se encontrou com a Coordenadora Geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Lívia Maria Almeida Coelho de Souza.

Durante a reunião, foi debatida a necessidade de se implantar o atendimento de DTM e DOF pela rede pública. Segundo o Dr. João Padula, a DTM vem sendo considerada um problema de saúde pública, devido a sua prevalência e impacto psicossocial e funcional na qualidade de vida dos indivíduos acometidos. E por isso, a necessidade e importância em se discutir o tema.

O Dr. Roberto Pedras assinala a necessidade de se estruturar o rol de procedimentos em DTM e DOF na tabela SIGTAB/ SUS 2, estabelecer pactos, fluxos e protocolo de atendimento, capacitar os cirurgiões-dentistas da atenção primária e estabelecer o  profissional especializado na atenção secundária.

De acordo com a Dra. Lívia de Souza, inicialmente, o principal tema a ser abordado é a capacitação da atenção primária. A capacitação será realizada através de material didático para a educação a distância, no Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema Único de Saúde (AVASUS).

O AVASUS tem o objetivo de promover conhecimento integrado e acessível em educação, para qualificar a formação de profissionais e trabalhadores da saúde, e o seu acesso é livre e aberto.

Este avanço foi uma grande conquista, pois significa um grande passo para o reconhecimento da especialidade.